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Pontos de Cultura
As ações culturais desenvolvidas pela comunidade, que ganham reconhecimento do Estado e passam a receber aporte de recursos compõem os Pontos de Cultura.
Os Pontos de Cultura são responsáveis por articular, expandir e impulsionar ações culturais que desenvolvem nas comunidades. Os projetos de caráter cultural realizados por entidades sem fins lucrativos são selecionados por meio de edital público, que possibilita um convênio com a Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais.
Os projetos atendem a estudantes da rede pública de ensino; crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social; populações de baixa renda; moradores em áreas com oferta precária de serviços públicos e de cultura, tanto nos grandes centros urbanos, como nos pequenos municípios; portadores de deficiência; e outros grupos minoritários.
Contato
Mais informações pelo telefone (31) 3915-2690 ou pelo e-mail interiorizacao@cultura.mg.gov.br
Publicado em:
http://www.cultura.mg.gov.br/gestor-cultural/fomento/pontos-de-cultura
Pontos de Cultura
É a entidade cultural ou coletivo cultural certificado pelo Ministério da Cultura. É
fundamental que o Estado promova uma agenda de diálogos e de
participação. Neste sentido os Pontos de Cultura são uma base social
capilarizada e com poder de penetração nas comunidades e territórios, em
especial nos segmentos sociais mais vulneráveis. Trata-se de uma
política cultural que, ao ganhar escala e articulação com programas
sociais do governo e de outros ministérios, pode partir da Cultura para
fazer a disputa simbólica e econômica na base da sociedade.
Esta base social também se amplia para outros segmentos sociais,
alcançando os setores médios, em especial a juventude urbana,
periférica, universitária, jovens artistas, novos arranjos econômicos e
produtivos, toda uma nova economia que vem sendo inventada e
experimentada daqueles que encontram no fazer cultural uma alternativa
de trabalho, vida e inserção social.
O Plano
Nacional de Cultura - PNC (Lei 12.343/2010) estabelece em seu Plano de
Metas o fomento de 15 mil Pontos de Cultura até 2020. Para atingir a
meta seria necessário fomentar 1.750 novos Pontos de Cultura por ano até
2020, com um investimento anual de aproximadamente 113 milhões/ano,
considerando o valor de 60 mil/ano para cada Ponto de Cultura.
Pontões de Cultura
É a entidade certificada como tal pelo Ministério da Cultura, de
natureza ou finalidade cultural ou educativa que desenvolva, acompanhe e
articule atividades culturais em parceria com as redes regionais,
identitárias e temáticas de Pontos de Cultura e outras redes temáticas
que se destinam à mobilização, à troca de experiências, ao
desenvolvimento de ações conjuntas com governos locais e à articulação
entre os diferentes Pontos de Cultura que poderão se agrupar em nível
estadual, regional ou por áreas temáticas de interesse comum, visando à
capacitação, ao mapeamento e a ações conjuntas.
Mais informações sobre Pontões de Cultura aqui.
Redes de Pontos de Cultura
Mobilizar, articular e agir. Depois de mais de uma década de
conferências, fóruns e conselhos, o acúmulo de propostas das redes
culturais é gigantesco. Agora, é preciso implementar. É preciso levar a
sério a ideia de um Estado-Rede de co-gestão com a sociedade civil.
Escutas estão sendo feitas pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade
Cultural, como Circuito Cultura Viva, debates em redes (hangout) e
reuniões dentro e fora da secretaria.
Articular é manter o diálogo permanente e direto com as bases sociais
parceiras que tenham ou possam ter interface com a PNCV. Para isso os
mapeamentos de reconhecimento e organização de dados de atores sociais
ou de redes afins às nossas ações e políticas são juntamente com
estratégias de comunicação, ferramentas primordiais para garantir o
acesso e a participação de nossos interlocutores governamentais e da
sociedade civil.
Com os avanços conquistados
pela Política Nacional de Cultura Viva e sua afirmação como política de
base comunitária a partir da regulamentação da Leinº 13.018/2014, a
missão de articular e mobilizar torna-se cada vez mais estratégica,
tendo em vista que é por meio deste relacionamento permanente com
sociedade civil que se estabelece a escuta necessária para o
levantamento dos conteúdos que serão o alicerce dos processos
compartilhados de construção de políticas, acompanhamento e fiscalização
social do recurso público investido em programas e projetos e
valorização de culturas e tradições por meio do reconhecimento e da
garantia de direitos.
Os processos de
mobilização junto às redes da PNCV são realizados presencialmente, de
forma capilarizada, visitando territórios e comunidades e dinamizados
por meio de ações de comunicação estratégica no campo da comunicação
digital.
Atualmente, a principal forma de
fomento aos Pontos e Pontões de Cultura é através das Redes Estaduais e
Municipais de Pontos de Cultura. A partir de 2007, com o Programa Mais
Cultura, foram realizados convênios com 26 estados e 64 convênios
municipais para fomento a estas redes, que se encontram na sua maioria
em execução, criando uma capilaridade rara nos programas de Cultura, em
uma lógica descentralizada que atinge todas as regiões do país.
Responsável: Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural - SCDC
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